![]() A Experimentação, é a fase seguinte a Criatividade por propiciar uma possibilidade de inovar em usos, modos e abordagens, sem, no entanto deixar de seguir um plano de ação. OBS: Não é uma fase imprescindível ao projeto, mas pode ser bastante interessante se fazer experimentações criativas. |
Etapas
do desenvolvimento de material para EaD - Experimentação.
É nesta fase que começamos a "testar" nosso material. Muitas pessoas resistem a novidades com questões do tipo: "Se assim dá certo, para que mudar?" Porém é na experimentação que se pode conseguir efetivar idéias e obter resultados inusitados e novos, com qualidade educacional, no processo ensino-aprendizagem web-based. É pela experimentação que se consegue solucionar problemas que antes pareciam insolúveis. Na experimentação pode-se aplicar um conceito de uma área pouco explorada, como forma de otimizar resultados. A área artística se utiliza mais de experimentações que a maioria das outras áreas, porém, se respeitados limites de "bom senso", a experimentação pode trazer grandes progressos a EaD. Utilizar uma nova tecnologia, uma nova abordagem, um novo "formato" de texto, uma nova linguagem, pode aumentar a assimilação de conteúdos e ajudar a suprimir a falta de contato físico, caracteristicamente um dos problemas mais apontados em EaD. A fase de experimentação vem, claramente, antes do "fechamento" do modelo final de projeto, no sentido de permitir testagem de materiais, tecnologias e métodos para melhor atingir objetivos. Não visa substitui o que já foi feito, nem tem a pretensão de inovar sempre, mas sim de certificar que as escolhas tenham sido feitas levando-se em conta todas as possibilidades e tenha-se optado pelos mais adequados. Pode-se
obter resultados além dos esperados com a utilização
dita "normal" dos meios e ferramentas.
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