![]() A fase seguinte a Criatividade (C) é Materiais e Tecnologias (MT). OBS: Não defendo o uso "deste" ou "daquele" recurso, mas sim, o uso correto de cada um, mediante análise criteriosa de objetivos a serem atingidos. |
Etapas
do desenvolvimento de material para EaD - Materiais e Tecnologias.
A fase chamada de Materiais e Tecnologias pode, a princípio, parecer uma repetição da fase de coleta de dados, o que não é verdade.
A coleta de dados pode mostrar possibilidades, é uma fase de conhecimento das opções inclusive de materiais e tecnologias, mas é somente depois da aplicação da criatividade que se efetivam escolhas definitivas tanto em materiais como em relação as tecnologias mais adequadas aos objetivos educacionais e comunicacionais dos projetos.
O desenvolvimento de materiais para EaD necessita olhar com muito cuidado esta fase do projeto.
Escolher tecnologias e recursos só porque "estão na moda", pode ser um erro grave.
Se o perfil tecnológico do público-alvo for superior ou inferior a tecnologia escolhida compromete-se gravemente o interesse e a motivação dos alunos.
Trabalhos mau dimensionados em tecnologias e materiais podem conter excelente material teórico mas este ficará "escondido" atrás de uma tecnologia excessiva ou mesmo pela falta do uso de uma tecnologia mais motivadora.
Ilustrações e gráficos devem ser usados com critério.
Animações e filmes idem.
São recursos tecnológicos que requerem conhecimento de manipulação, e se esse conhecimento prévio não for esclarecido ou mesmo ensinado, caso seja pré-requisito para o entendimento de um conteúdo, todo um trabalho de pesquisa e elaboração de conteúdo pode ser posto por terra.
Recursos
tecnológicos são ferramentas e como tal, devem ser corretamente
utilizados, caso contrário o comprometimento do conteúdo,
por mais importante que seja, é inevitável.
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