A fase seguinte a Criatividade (C) é Materiais e Tecnologias (MT).

OBS: Não defendo o uso "deste" ou "daquele" recurso, mas sim, o uso correto de cada um, mediante análise criteriosa de objetivos a serem atingidos.

Etapas do desenvolvimento de material para EaD - Materiais e Tecnologias.

A fase chamada de Materiais e Tecnologias pode, a princípio, parecer uma repetição da fase de coleta de dados, o que não é verdade.

A coleta de dados pode mostrar possibilidades, é uma fase de conhecimento das opções inclusive de materiais e tecnologias, mas é somente depois da aplicação da criatividade que se efetivam escolhas definitivas tanto em materiais como em relação as tecnologias mais adequadas aos objetivos educacionais e comunicacionais dos projetos.

O desenvolvimento de materiais para EaD necessita olhar com muito cuidado esta fase do projeto. 

Escolher tecnologias e recursos só porque "estão na moda", pode ser um erro grave.

Se o perfil tecnológico do público-alvo for superior ou inferior a tecnologia escolhida compromete-se gravemente o interesse e a motivação dos alunos.

Trabalhos mau dimensionados em tecnologias e materiais podem conter excelente material teórico mas este ficará "escondido" atrás de uma tecnologia excessiva ou mesmo pela falta do uso de uma tecnologia mais motivadora.

Ilustrações e gráficos devem ser usados com critério.

Animações e filmes idem. 

São recursos tecnológicos que requerem conhecimento de manipulação, e se esse conhecimento prévio não for esclarecido ou mesmo ensinado, caso seja pré-requisito para o entendimento de um conteúdo, todo um trabalho de pesquisa e elaboração de conteúdo pode ser posto por terra.

Recursos tecnológicos são ferramentas e como tal, devem ser corretamente utilizados, caso contrário o comprometimento do conteúdo, por mais importante que seja, é inevitável.
 
 
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