Análise de Dados, é sequência da Coleta de Dados (CD) e ainda vem antes da Indéia (I), no nosso programa de trabalho. Não se pode deixar de analisar recursos e técnicas de outras áreas, sob pena de comprometer a qualidade do curso.

Etapas do desenvolvimento de material para EaD - Análise dos dados.

Depois de colher-se os dados, deve-se analisá-los. Por quê? Simples, para que colhemos os dados? Não é para termos mais segurança na elaboração do projeto? Então, a análise mostra o que se deve ou não fazer, usar, aproveitar, enfim, é a análise dos dados que permite estabelecer o passo seguinte: Criatividade.

Na análise de dados podemos "mapear" o que efetivamente dá resultados e o que é mera especulação, ou mesmo inadequado a objetivos educacionais em EaD.

EaD não é, como já sabemos, um 'milagre' da modernidade. É, sim, uma modalidade de acesso a informações em longas distâncias, que já existe a muito tempo. A EaD mediada por computadores é que é "nova" (e mesmo assim, nem tanto), portanto, estamos falando de uma área específica. Sendo assim, tem suas necessidades próprias que devem ser respeitadas e somente pela análise de experiências anteriores somada a conhecimentos de áreas específicas que apoiam o meio é que podemos efetivar um trabalho consistente e coerente que vise cumprir os objetivos da educação.

Não basta um projeto ser 'lindo' ou tecnologicamente perfeito, tem que ser uma adequação entre o tecnológico e o comunicacional, para tanto, colher e analisar dados referentes as experiências anteriores e mesmo das áreas utilizadas na efetivação da educação, bem como recursos mais adequados e tecnologias disponíveis dará maior segurança a elaboração de materiais adequados.

Áreas de conhecimento diversas e distintas como a tecnologias e a comunicação se encontram no desenvolvimento de material para EaD e, portanto, devem ser analisadas com cuidado e seriedade.

 
início

Jurema L. F. Sampaio - Fone: 019 99714-755

.