Coleta de Dados se apresent como o novo elemento do gráfico. 
Ainda antes da idéia, por que a coleta de dados subsidia o surgimento das idéias.

CP passa a identificar a etapa de Componentes do Problema.

OBS: Textos em parágrafos curtos e com espaçamento entre eles, facilitam a leitura em monitores. O uso de um padrão visual para o trabalho como um todo dá unidade ao mesmo e uma idéia de coerência que pode ser favorável ao aprendizado.

Etapas do desenvolvimento de material para EaD - Coleta de Dados.

Depois de identificarmos os componentes do nosso problema e os subdividirmos em subproblemas, iniciamos a fase de coleta de dados.

Colher dados significa procurar conhecer cada parte do todo de um projeto, separadamente

Por exemplo, podemos fazer uma pesquisa de materiais já desenvolvidos para EaD em outros suportes, quais as características deles. Conhecer os materiais não significa tomar como exemplos, mas sim, saber o que já foi feito e daí, procurar conhecer o que efetivamente dá ou não resultados. Com isso, corre-se menos risco de errar.

Podemos (Acho que poderia dizer que devemos!), procurar conhecer a maioria dos recursos do suporte que estamos trabalhando, como linguagens, tecnologias etc.

Devemos, também, selecionar textos de apoio, ilustrações e imagens que possam servir de complementos, sons, vídeo, enfim, todas as possibilidades de comunicação devem ser exploradas num veículo multimidiático.

Livros que possam ser interessantes devem ser indicados com antecedência suficiente para a leitura, portanto, ao selecionar o material, leve isso em consideração. Procure indicar livros com antecedência necessária para que a leitura possa ser feita e mesmo a compra, caso o aluno se interesse em adquirir, possa ser efetivada.

Tecnologias específicas devem ser estudadas a fundo para diagnóstico da efetiva utilidade para os objetivos pedagógicos propostos no curso.

Se pretendo usar tecnologia Flash, por exemplo, convém conhecer vários sites, e até mesmo CD ROM, onde ela seja utilizada, para aprofundar o conhecimento de possibilidades de soluções nesta linguagem, animação, com a ideia de melhor usufruir dela.
 
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Jurema L. F. Sampaio - Fone: 019 99714-7551

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