![]() No desenvolvimento do esquema que nos acompanha neste trabalho, usamos as letras DP anteriores para simplificar, e surge "IDEIA" que será simplificada nos próximos como somente "I". OBS: Uma solução gráfica tecnicamente rebuscada pode comprometer o acesso ao conteúdo, como caso das tecnologias que exijam softwares plug-ins que devem ser instalados nas máquinas dos alunos. |
Etapas
do desenvolvimento de material para EaD - A "idéia".
Em geral, ao se chegar nesta parte, depois das definições do problema, tem-se a "idéia". E pode mesmo parecer que o problema está resolvido... mas a "idéia" não pode ser considerada como solução. Uma idéia que a princípio parecia boa, pode surgir e ser depois substituída por outra e por outra e mais outra ao longo do desenvolvimento do projeto. É certo que as idéias ajudam ao desenvolvimento, mas sozinhas não resolvem a questão. Portanto, deve-se também definir o tipo de solução que se quer encontrar. Se é uma solução de longo prazo (para cursos web-based longos, por exemplo), uma idéia inicial de material semelhante ao material impresso (livros, apostilas) pode não ser adequada, bem como uma interface muito "agressiva" pode cansar rapidamente o aluno, influindo negativamente na sua performance. Já num curso mais rápido (curta duração), uma interface mais arrojada, textos mais leves e objetivos, podem ser mais interessantes. Os textos
longos devem ser evitados, pela característica de serem exibidos
em monitores e estes não oferecerem conforto adequado para leituras
longas. Textos mais longos, se necessários, devem ser disponibilizados
para download e posterior impressão pelo aluno.
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