No desenvolvimento do esquema que nos acompanha neste trabalho, usamos as letras DP anteriores para simplificar, e surge "IDEIA" que será simplificada nos próximos como somente "I".

OBS: Uma solução gráfica tecnicamente rebuscada pode comprometer o acesso ao conteúdo, como caso das tecnologias que exijam softwares plug-ins que devem ser instalados nas máquinas dos alunos. 

Etapas do desenvolvimento de material para EaD - A "idéia".

Em geral, ao se chegar nesta parte, depois das definições do problema, tem-se a "idéia". E pode mesmo parecer que o problema está resolvido... mas a "idéia" não pode ser considerada como solução.

Uma idéia que a princípio parecia boa, pode surgir e ser depois substituída por outra e por outra e mais outra ao longo do desenvolvimento do projeto.

É certo que as idéias ajudam ao desenvolvimento, mas sozinhas não resolvem a questão.

Portanto, deve-se também definir o tipo de solução que se quer encontrar. Se é uma solução de longo prazo (para cursos web-based longos, por exemplo), uma idéia inicial de material semelhante ao material impresso (livros, apostilas) pode não ser adequada, bem como uma interface muito "agressiva" pode cansar rapidamente o aluno, influindo negativamente na sua performance.

Já num curso mais rápido (curta duração), uma interface mais arrojada, textos mais leves e objetivos, podem ser mais interessantes.

Os textos longos devem ser evitados, pela característica de serem exibidos em monitores e estes não oferecerem conforto adequado para leituras longas. Textos mais longos, se necessários, devem ser disponibilizados para download e posterior impressão pelo aluno.
 
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